Educação a distância: 10 dicas indispensáveis para ajudar na rotina de Homeschooling.

Foto: Denise Bastos


Num momento de pandemia, com a Covid 19, muitos pais se encontram com os filhos em casa e com uma série de atividades online enviadas pelas escolas. É com base nesse cenário que perguntamos: como organizar as atividades diárias e ajudar as crianças na rotina de aprendizado a distância?

Para apoiar essas famílias, o Fórum Cultural, junto à equipe de Coordenação Pedagógica, listou 10 dicas indispensáveis para a rotina de homeschooling.

Primeiro, é importante ressaltar que cada família tem seus próprios hábitos, responsabilidades, compromissos e prioridades. Assim, reunimos dicas e orientações das coordenadoras educacionais, Paloma Lomardo e Silvana Mansur, e preparamos essa lista para você. Lembre-se: mesmo de casa, os filhos estão aprendendo muito mais do que os pais podem imaginar.


Confira as dicas:


Cronograma de Rotina. Pode ser na agenda, no quadro ou até mesmo um lembrete na parede. O importante é mostrar aos filhos que esse plano ajudará no dia a dia. Determine o tempo para estudar, comer, trabalhar, tomar banho e até se divertir!

Descubra o melhor horário para estudar e trabalhar.
Seus filhos podem ficar mais atentos pela manhã e mais dispersos à tarde. Você só pode descobrir por meio de experimentações.

Levante-se antes das crianças. Isso o ajudará a planejar melhor o seu dia, com mais clareza, e sem ser incomodado.

Não fique de pijama o dia todo. Esteja pronto para o trabalho e prepare os filhos para os estudos. Isso trará um ânimo para toda a família.

Evite o excesso de eletrônicos. Com os filhos em casa, o uso excessivo dos aparelhos podem aumentar o nível de estresse das crianças. Estudar com o celular em mãos ou a TV ligada, nem pensar!



Liste todas as coisas que você precisa fazer naquele dia, em ordem de prioridade.
Isso ajuda na organização, reduz a ansiedade e a pressão para fazer muitas coisas.

Separe um local da casa para estudar. Se possível, escolha um ambiente bem iluminado e ventilado. A forma de organizar esse local vai acostumar as crianças a manter os materiais sempre no mesmo lugar. A organização contribui para  a concentração.

As crianças gostam de ajudar. Com os filhos em casa, arranje tempo para limpar e arrumar tudo, peça a ajuda deles, mesmo que deem mais trabalho, podem trazer muitas contribuições. Além disso, as atividades familiares também podem ser usadas para o ensino. Por exemplo, quando eles montam mesas, incentive-os a contar lugares, pratos, talheres, etc.

Lembre-se também de que a Escola está disposta a lhe fornecer qualquer ajuda.
Se necessário, entre em contato e compartilhe tudo o que for preciso.


Você também pode se interessar