As crianças da Educação Infantil do Fórum Cultural (Niterói-RJ) ganharam um novo ambiente para brincar: nosso parquinho agora tem um grande tanque de areia colorida, cheio de recursos pedagógicos.

Agora, além de brinquedos que estimulam o desenvolvimento motor, nossas crianças têm um “rio” e muita areia colorida onde brincar e fantasiar. Uma horta vertical também está sendo plantada pelos alunos, bem pertinho da parede de escalada. Cheio de cores e texturas, nosso novo parquinho é um espaço para projetos pedagógicos, vivências em coletividade e o livre brincar! É lugar de criança ser feliz!"

      forum_mosaico (1)      

            

Educação Infantil

A Educação Infantil do Fórum Cultural objetiva promover a socialização de seus alunos através de vivências em atividades lúdicas, sempre pautadas em intencionalidades pedagógicas, promovendo, assim, a (re)construção do conhecimento nas diferentes áreas do saber. Para nós, cada criança traz consigo um potencial único, um talento particular, pelos quais, nos sentimos responsáveis por desenvolver e aprimorar. Em nossa Escola, são também disponibilizadas ferramentas imprescindíveis para que as crianças construam bases sólidas na formação do seu caráter.

Apoiados nos princípios que fundamentam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – cuidar e desenvolver – e nos seis direitos de aprendizagem – conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, incentivamos nossos pequenos a respeitarem a VIDA em sua diversidade.

 

Venha nos conhecer

WhatsApp Image 2023-10-04 at 12-29-19 (4)-1

Acompanhamento Pedagógico

Ao longo de todo o ano letivo, professores, Coordenação e Direção estão disponíveis para a troca de informações sobre os alunos, consolidando uma parceria que é referência no trabalho da Equipe Pedagógica Fórum Cultural. Assim, o acompanhamento da criança se baseia no contato constante com as famílias, seja através da agenda, que, diariamente, informa sobre a rotina e as atividades realizadas, seja através de reuniões individuais e coletivas, nas quais o olhar atento e cuidadoso sobre o desenvolvimento dos nossos pequenos é apresentado.

2-3

Rotina

O horário de funcionamento regular é de 13h00 às 17h45 e integral de 10h00 às 17h45. O lanche, o material de uso coletivo e o Inglês (Everyday English), em parceria com Edify, está incluído na mensalidade. No horário integral, estão incluídos na mensalidade duas atividades esportivas, almoço e recreação. O uso do uniforme é obrigatório e o mesmo está disponível para compra na papelaria Art Nit.

3-3

Estrutura de funcionamento

Os princípios e conceitos que fundamentam o Fórum Cultural Celart se estendem da Educação Infantil ao Ensino Médio. No entanto, cada Segmento se organiza de acordo com suas especificidades. Na Educação Infantil, a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças acontecem através de projetos norteados por intencionalidade pedagógica e por diferentes temáticas (meio ambiente, direitos humanos, cultura popular, datas comemorativas), nos quais os alunos vivenciam experiências e estabelecem contato com as quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. São oferecidas duas turmas de cada ano, conduzidas por um professor regente e um auxiliar de ensino. Especificamente no Maternal, oferecemos um professor regente e dois auxiliares de ensino.