Ensino Fundamental

Tendo em vista os quatro pilares que sustentam o processo de aprendizagem proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver, nossa Escola, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, consolida essas aprendizagens – já exploradas na Educação Infantil -, em campos de experiências, em trabalhos em grupo e, sobretudo, no desenvolvimento de habilidades e competências.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, quando os desafios de maior complexidade exigem uma apropriação por parte dos alunos de uma lógica de organização e estruturação do pensamento, os componentes curriculares passam a ser retomados e (re)significados nas quatro áreas do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. Numa realidade cada vez mais tecnológica, se faz de suma importância oportunizar, através da tecnologia, práticas pedagógicas que abram espaço para formação de um indivíduo que se aproprie de sua cidadania de forma plena, também no ambiente virtual.

Ressalta-se, no entanto, que todo esse processo do conhecimento é realizado com base na proposta humanista da Escola, no investimento do capital cultural, no acolhimento ao aluno e às famílias. Apoiados, destarte, nesses propósitos, incentivamos nossos alunos a respeitarem a VIDA em toda a sua diversidade.

 

 

Atividades

  • 1º segmento
  • 2º segmento
  • 1-2

    Rotina

    O horário de funcionamento regular é de 13h00 às 18h00 e integral de 10h00 às 18h00. O lanche, o material de uso coletivo e o Inglês (Everyday English), em parceria com Edify, está incluído na mensalidade. O almoço é pago à parte, podendo ser avulso ou mensal. O uso do uniforme é obrigatório e o mesmo está disponível para compra na papelaria Art Nit.

    2-1

    Avaliações

    As avaliações do Fórum Cultural obedecem a critérios conteudísticos e atitudinais, englobando os diversos aspectos que embasam os componentes curriculares: testes, oficinas, provas globais, comprometimento e escudo (símbolo atribuído pelo conselho diretor, com base no protagonismo desse sujeito/aluno mediante os desafios que lhes são propostos).

    3-1

    Estrutura de funcionamento

    Os princípios e conceitos que fundamentam o Fórum Cultural Celart se estendem da Educação Infantil ao Ensino Médio. No entanto, cada Segmento se organiza de acordo com suas especificidades. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), as quatro áreas do conhecimento favorecem a comunicação entre os saberes dos diferentes componentes curriculares, quais sejam, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes/Música, Educação Física, Matemática, Ciências, História e Geografia. Cada turma Fórum é conduzida por um professor regente e um auxiliar de ensino.

  • 1-2-1

    Rotina

    O horário de funcionamento regular é de 07h00 às 12h40. O lanche, o material de uso coletivo e o Inglês, em parceria com Edify, está incluído na mensalidade. O uso do uniforme é obrigatório e o mesmo está disponível para compra na papelaria Art Nit.

    2-1-1

    Avaliações

    As avaliações do Fórum Cultural obedecem a critérios conteudísticos e atitudinais, englobando os diversos aspectos que embasam os componentes curriculares: testes, oficinas, exames trimestrais, comprometimento e escudo (símbolo atribuído pelo conselho diretor, com base no protagonismo desse sujeito/aluno mediante os desafios que lhes são propostos). No 9º ano, o processo de avaliação é diferenciado por comportar ainda a apresentação de um trabalho monográfico, desenvolvido ao longo do ano, e simulados externos e internos, organizados pela Equipe Docente, ambos alinhados à matriz do ENEM.

    3-1-1

    Estrutura de funcionamento

    Os princípios e conceitos que fundamentam o Fórum Cultural Celart se estendem da Educação Infantil ao Ensino Médio. No entanto, cada Segmento se organiza de acordo com suas especificidades. Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), as quatro áreas do conhecimento favorecem a comunicação entre os saberes dos diferentes componentes curriculares, quais sejam, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Artes/Música, Educação Física, Matemática, Ciências, Biologia, Física e Química (para o 9º ano), História, Geografia e Filosofia. São oferecidas duas turmas por série. Cada série é acompanhada por um auxiliar de ensino.